Vivo Recicle inicia nova campanha para incentivar consumidor a “desengavetar” lixos eletrônicos

Nesta segunda-feira (14), a Vivo comunicou o lançamento de uma nova campanha que incentiva reciclagem de resíduos eletrônicos. Com o nome “Desengaveta. Reciclar é construir um Futuro Vivo”, a companhia deseja incentivar nos consumidores a prática do descarte consciente.

Programa Vivo Recicla.
Programa Vivo Recicla

A intenção da marca é, por meio das redes sociais, dialogar diretamente com o público. Dessa forma, espera-se que as pessoas se sintam motivadas a tirar itens como celulares, fones e carregadores do fundo da gaveta. Em seguida, elas poderão entregar esses aparelhos em uma das 1,8 mil lojas da empresa, para que sejam encaminhados ao processo de reciclagem. Assim, esses resíduos poderão retornar à cadeia produtiva de forma sustentável.

Segundo a Vivo, desde a criação do programa, em 2006, já foi possível reciclar 150 toneladas de resíduos. Isso representa a destinação de mais de 5,2 milhões de itens. Agora, o objetivo da empresa é ainda mais ambicioso: alcançar 225 toneladas recicladas entre 2024 e 2025. Para isso, a Vivo planeja uma alta de 150% no volume de coleta. Ou seja, a empresa busca expandir significativamente o impacto positivo do programa.

O Brasil e o desafio do lixo eletrônico

“O Brasil está entre os maiores produtores de resíduo eletrônico do mundo, ocupando a segunda posição nas Américas, conforme o relatório da ONU ‘Monitor Global de E-lixo’. Como empresa de tecnologia, ampliamos nosso compromisso em promover a circularidade e estamos implantando novas frentes de engajamento com consumidores e fabricantes”, explicou Joanes Ribas, Diretora de Sustentabilidade da Vivo.

Essa nova campanha, portanto, reforça a importância da responsabilidade ambiental, não apenas para os consumidores, mas também para a própria indústria. Além disso, a parceria com a Ambipar garante que o processo de reciclagem ocorra de maneira eficiente. Dessa forma, os componentes recolhidos voltam à economia como matéria-prima. Eles são utilizados na fabricação de novos produtos, como baterias — a partir de grafite e cobalto —, cabos, eletrônicos, eletrodomésticos e até autopeças, graças ao plástico reciclado.

Benefícios para a indústria e a descarbonização

Além de reciclar os resíduos dos consumidores, a Vivo também se preocupa em destinar seus próprios equipamentos. Modens e decodificadores antigos passam por um processo de recuperação, permitindo que se tornem equipamentos atualizados para a instalação em comodato nas residências dos clientes. Isso demonstra que a companhia está comprometida em dar um destino sustentável a todo o material eletrônico sob sua responsabilidade.

Por fim, a empresa acredita que, ao transformar esses resíduos em fontes de matéria-prima para a indústria tecnológica, reforça sua estratégia de descarbonização. Assim, a Vivo não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também contribui para a redução de emissões de carbono, colaborando com um futuro mais verde e consciente.

O que você achou da nova campanha da Vivo para reciclagem de lixos eletrônicos? Comente conosco!

 

Leia também: A Importância da Inteligência Emocional no Trabalho e Como Desenvolvê-la

@perfildohenrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima